Obrigação vs. diversão

Certo dia, estava conversando com um colega de empresa que está estudando pra tirar uma certificação Java. Ele também tem feito um projeto para uma outra empresa, pra ganhar um extra. Perguntei pra ele: "como é que você consegue arranjar tempo pra isso, depois de umperíodo integral de trabalho?" Ele respondeu ironicamente: "fácil... é só deixar de gastar o seu tempo se divertindo..."

Ao ouvir as palavras dele, comecei a pensar que não sou o tipo de pessoa que consegue ficar muito tempo fazendo a mesma coisa. Há tantas coisas que eu gostaria de fazer no meu tempo livre... passar um tempo com a namorada, programar, me divertir com meus jogos, navegar na net, ouvir uma música, bater um papo com os amigos... "Talvez eu goste mesmo de programar", ele respondeu, quando perguntei como é que ele conseguia ficar tanto tempo fazendo isso...

Tá certo, não tem jeito de fazer tantas coisas em tão pouco tempo. "É só deixar de trabalhar", outro colega meu respondeu ironicamente. "Assim você vai ter bastante tempo para fazer suas coisas". Hehe... não é como se eu não gostasse do meu trabalho. Mas eu queria poder dedicar mais meu tempo investindo em mim mesmo.

Outro dia, li um artigo que o Jeff mandou com o título "dê férias a si mesmo" (vou ficar devendo a referência). Ele falava em transformar o trabalho em um hobby, de modo a se satisfazer pessoalmente e profissionalmente. Não é algo tão fácil assim. Soa, para mim, como deixar seus gostos pessoais de lado, e se tornar alguém passivo das sociedade. Ou talvez não...

No final, imagino que o ideal é achar um meio termo no tempo gasto entre o que fazemos e o que gostamos. Mas, para mim, há ainda um longo caminho até achar esse meio termo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário