Review: OSU!

Um jogo rítmico diferente :)

Nas últimas semanas, ando tirando o atraso de jogos de computador que tive nos últimos anos. Enquanto espero sair o DJ Max Portable 3 (fim do ano está aí!!), tenho dois vícios grandes que estão consumindo todo meu tempo livre.

Nesse primeiro post, vou falar de "OSU!". Esse jogo é baseado em jogos de Nintendo DS: "Elite Beat Agents", ou "Osu! Tatakae! Ouendan" como é conhecido no Japão. Você joga com a Stylus, estourando bolinhas no ritmo da música. Alguns vídeos no Youtube: EBA, Ouendan.

Mas OSU! não é para PC? E joga como, touchscreen? Não! A equipe que desenvolveu o OSU! pensou em uma solução ótima, para qualquer pessoa com um PC poder jogar: uma combinação de mouse e  teclado. Com o mouse, você movimenta o cursor na tela (que corresponderia a mover a Stylus), e com o teclado você "clica" a Stylus na tela.

No jogo, você deve seguir o ritmo da música, estourando as bolinhas no tempo certo. Existem trechos que você precisa segurar o "clique" e guiar o cursor por um caminho, ou fazê-lo girar rapidamente na tela.


Um vídeo vale mais do que palavras ^^

O que torna o jogo brilhante, além da jogabilidade suave, é a maneira como ele foi implementado. Sua comunidade online provê mais de 3500 músicas, e bastam alguns cliques no site para instalar uma música nova!

As músicas - chamadas Beatmaps - disponíveis.

A integração online vai além disso: é possível assistir replays de outros jogadores, se rankear individualmente em cada uma das músicas ou em um ranking global, jogar partidas VS ou cooperativas com até 8 jogadores simultaneamente e ter um perfil com estatísticas de jogo!

Uma visão rápida do meu perfil :)

Se você gosta de jogos rítmicos, e está esperando por algo diferente, OSU! é altamente recomendado! :) Com seus milhares de músicas e uma comunidade ativa, é garantia de muitas horas de diversão ^^

Projeto "recuperar o físico"? :P

O percurso de 830m.

De uns tempos pra cá, tenho percebido que a falta de atividade física está deixando meu corpo mais lento... pra dizer a verdade, percebi isso após algumas partidas recentes de Pump it Up: minhas pernas já não estão tão ágeis como antigamente, e meu fôlego está ficando cada vez menor! :( Pra piorar a situação, nos últimos meses, meu peso médio subiu 5kg, sem eu alterar meus hábitos alimentares nem nada.

Fui tentar me informar do que poderia ser isso, e cheguei a uma conclusão meio óbvia: a idade. Pois é, não sou mais um moleque de 18 anos, hehe... o meu físico já passou da fase áurea dele, desde os 25, e por isso é importante eu tentar me cuidar! (Assim como qualquer pessoa da minha idade)

Pra combater o ócio, resolvi voltar a fazer uma atividade que eu gostava de fazer: caminhadas e corridas. E lá eu percebi que eu ando pior que antes, mesmo. É incrível como com menos de 500m, já sinto as pernas. Antigamente, conseguia correr bem mais sem sentir sinal algum nas pernas.

O trajeto que recentemente tenho feito consiste em 3 voltas em um bosque que tem perto de casa. O percurso tem 830m. Comecei a frequentá-lo uma vez por semana desde o começo do mês.

Tenho anotado uns tempos aqui:

06 de maio de 2010 - Tempo total: 22:51.89
(Corrida alternada com caminhada rápida)
Velocidade média: 6,53 km/h

07 de junho de 2010 - Tempo total: 25:18.48
(Caminhando rápido as 3 voltas)
Volta 1: 8:29.76 = 509,76s (5,86 km/h)
Volta 2: 8:41.89 = 521,89s (5,72 km/h)
Volta 3: 8:06.83 = 486,83s (6,14 hm/h)

12 de junho de 2010 - Tempo total: 21:30.75
(Corrida alternada com caminhada rápida)
Volta 1: 6:24.67 = 384,67s (7,77 km/h)
Volta 2: 8:14.00 = 494,00s (6,04 km/h)
Volta 3: 6:52.08 = 412,08s (7,25 km/h)

20 de junho de 2010 - Tempo total: 20:46.05
Volta 1: 5:16.80 = 316,80s (9,43 km/h) (correndo)
Volta 2: 6:14.51 = 374,51s (7,98 km/h) (meio a meio andar/correr)
Volta 3: 9:13.96 = 553,96s (5,39 km/h) (morto, caminhando)

Desse último treino, cheguei a algumas conclusões:

1. Há um bom tempo atrás, eu conseguia dar 3 voltas no bosque em menos de 20 minutos sem morrer. Meu físico está deplorável.
2. O limitante da perna é mais notável ao andar rápido do que ao correr: senti mais a perna na segunda volta.
3. Definitivamente, não consigo ainda manter um ritmo de corrida constante em 3 voltas. A última volta é a prova disso: estava completamente sem fôlego após a segunda corrida.

Para os próximos treinos, vou experimentar umas mudanças que o @paulohiit sugeriu para mim :) Espero ter um bom progresso, pelo menos do físico. E sair do ócio, em definitivo!

Estudos de 3D e delirando no T2R

Representação 3D do movimento das "setas" do T2R.

Continuando com meus estudos 3D, achei um programa interessante capaz de fazer gráficos 3D a partir de funções parametrizáveis, um tal de "archim". Com ele, consegui transcrever da minha mente a minha idéia de "notas em profundidade" para o T2R.

Em Beatmania e DJMax, temos notas caindo. Em Guitar Hero e Rock Band, temos notas se aproximando em uma pista. Em DDR, Stepmania e Pump, temos setas subindo. A minha idéia para T2R seria algo diferente: as setas usariam um movimento 3D meio baseado em parábolas.

Ao contrário do primeiro protótipo que eu fiz (link para vídeo no Youtube), onde as "notas" surgiriam do centro da tela e se deslocariam para os marcadores na borda, essa nova versão teria as notas surgindo das bordas da tela e rumando ao centro. De acordo com o modo de jogo, podem ser 4 notas (vindo em forma de cruz), 6 notas (vindo em forma de estrela), ou 2 grupos de 4 notas (duas cruzes). A imagem inicial mostra o caminho que as notas percorreriam.

Eu pensei em alguns modos de jogo. Para o PSP, seria:
4 botões (forma de cruz): ^ ou Δ, < ou [], v ou X, > ou O.
5 botões (4 botões + 1 círculo): o mesmo de 4 botões, mais L ou R para o círculo.
6 botões (forma de *): ^, <, v, Δ, O e X.
7 botões (6 botões + 1 círculo): o mesmo de 4 botões, mais L ou R para o círculo.
8 botões (duas cruzes): ^, <, v, > para a primeira cruz e Δ, [], X, O para a segunda cruz.
10 botões (8 botões + 2 círculos): o mesmo de 8 botões, mais L para o 1o círculo e R para o 2o círculo.

O "círculo" começaria com o diâmetro do tamanho da tela e diminuiria até chegar ao centro.

Como pensei em fazer pra JavaME também, pensei em uma adaptação dos mesmos modos:
4 botões: 2, 4, 6 e 8.
5 botões: 2, 4, 6, 8 e [1 ou 3 ou 5 ou 7 ou 9].
6 botões: 1, 4, 7 e 3, 6, 9.
7 botões: 1, 4, 7, 3, 6, 9 e [2 ou 5 ou 8].
8 botões: 1, 4, 7, 5 para a primeira cruz, e 6, 9, # e 8 para a segunda cruz.
10 botões: o mesmo de 8 botões, mais 2 para o 1o círculo e 0 para o segundo círculo.

Será que consigo implementar algo efetivamente até o fim das férias?

Estudo de 3D e Formas - T2R

Um cuboctaedro! Lembrança das aulas de Educação Artística?

Férias é um bom período para estudar coisas que acabam ficando engavetadas. Como sempre tenho ideias para vários projetos diferentes ao mesmo tempo, acabo nunca tendo tempo para focar o suficiente em um assunto só. A diferença agora é que tenho mais tempo pra focar em todos os assuntos :P

Um dos projetos meus que tem se arrastado por mais tempo é um jogo rítmico, que já passou por várias iterações gráficas. De um conceito inicial parecido com Beatmania, depois por algo parecido com Guitar Hero / Rock Band, resolvi criar um conceito diferente. E nessa última iteração, tive umas idéias um pouco tridimensionais para o jogo. Só que meu conhecimento em gráficos 3D nunca foi bom o suficiente - confesso que não me dei muito bem nas aulas de CG...

Uma estrela a partir de um cuboctaedro!

Hoje resolvi tirar parte desse atraso. Estudando na Net, consegui desenvolver uma aplicação usando HTML5 e Javascript para renderizar formas 3D e rotacioná-las. O resultado pode ser visto na imagem acima, onde capturei vários ângulos de uma figura que imaginei usar no T2R.

De onde cheguei nessa forma? Na verdade, devo muito à minha namorada, por ela ter encontrado o poliedro que eu estava abstraindo... eu queria uma estrela de 6 pontas, mas para isso estava buscando um poliedro regular (o que esse cuboctaedro não é, mas serve perfeitamente para o propósito).

Pra que essa estrela? A idéia nova visual para o T2R são "feixes" que vem de várias direções do espaço, fazendo curvas em 3 dimensões, em direção ao "receptor" rítmico, que no caso seria essa estrela. Por que 6 pontas? Porque corresponderia a 6 botões do PSP. Não poderia ser uma estrela de um cubo? Não, pois os ângulos entre as pontas das estrelas, quando planificados em 2D, deveriam formar um triângulo equilátero.

Um outro modo de jogo usaria uma ou duas estrelas de 6 pontas, onde 4 dessas pontas formariam, planificadas, um quadrado.

Talvez mais tarde eu publique em algum lugar o código fonte que permite renderizar essas formas 3D :) Foi bastante útil para mim :)

Aí você pode estar se perguntando: todo esse trabalho pra fazer o conceito de um jogo rítmico? Pois é! Só pra vocês terem noção do nível de insanidade do ser que vos fala... :P

Queria estar de férias permanentes. Quem sabe assim um dia eu conseguiria terminar algum de meus projetos? :P

Rabiscos! Projetos Pessoais

Ideias para o T2R

Para quem me conhece, sabe que gosto de ficar viajando nos meus projetos pessoais. Mas acho que poucos tiveram oportunidade de ver meus rascunhos no meu caderno de rabiscos, então vou postar umas fotos aqui :)

Na imagem acima: ideias para meu jogo rítmico, "Tap 2 Rhythm" (nome provisório). Pretendo fazer para PSP e para PC.

Nas imagens abaixo, tem um programa de registro de despesas que ainda pretendo fazer para JavaME, ideias de um card game online, rascunhos para o meu gerenciador de arquivos de PSP inacabado e ideias para meu portal que um dia, quem sabe, implementarei :P

Análise de padrões de músicas para o T2R

Registro de Despesas para JavaME

CardGame online (PHP + Ajax)

Gerenciador de Arquivos para PSP

Projeto de Portal - Blog, Twitter, Projetos, Feeds

Ideias para logo de um projeto que não foi pra frente

Creature Defense - Review

Não é muito bonito, mas ô treco que vicia :P

Atualmente, ando vidrado em um novo jogo para PSP. É um gênero que, confesso, nunca tinha jogado o suficiente: Tower Defense. Eu já tinha visto alguns jogos desse tipo em Flash, mas nunca quis experimentar. Ainda não sei se o meu maior problema foi ter experimentado... logo na primeira partida, só fui perceber que estava viciado depois da bateria do PSP se acabar! :P

Creature Defense é um dos novos jogos para PSP da safra dos "PSP Minis" - jogos simples, pequenos, compráveis online pela PSN, por preços atrativos (7 dólares). Como todo Tower Defense, seu objetivo no jogo é impedir que ondas de exércitos do oponente percorram o trajeto que existe entre o começo do mapa e o seu "castelo", e para isso você conta com as criaturas do seu próprio exército.

Algumas telas de "help" apresentadas no começo do jogo

A idéia do jogo é relativamente simples: você começa o mapa com uma certa quantidade de "mana" (o "dinheiro" para comprar e colocar suas criaturas no mapa). Mana é adquirida ao eliminar uma criatura ou uma onda de inimigos. Você pode ter até 5 tipos de criaturas diferentes por mapa (selecionadas antes de entrar na fase), onde cada uma possui atributos próprios, como elemento, se é mágica ou física, se voa ou não, velocidade, força e outros. Cada criatura é eficiente contra certos tipos de inimigos. Detenha 50 ondas de inimigos e você concluiu a fase. As ondas começam bem fracas, e vão aumentando a intensidade e a força das criaturas que vem. 

Seleção de fases, início de uma onda, uma onda típica e resultados.

Uma característica interessante do jogo é o esquema baseado em "cards" para as criaturas: após derrotar uma certa quantidade de criaturas do oponente, você libera um card no Shop correspondente a ela. Tendo o card em mãos, você poderá usar a criatura na próxima fase que for jogar. Esses cards servem para o jogador montar "baralhos" contendo até 5 cards diferentes, onde cada um correspondente a uma criatura.

Cards para comprar no Shop, Montagem de decks e um exemplo de card, detalhado.

Se você gosta de jogos de estratégia, mas não abre mão de uma jogabilidade simples, esse é um jogo que vale a pena experimentar. Mas qual é a graça do jogo? O que o torna tão viciante? Eu me vi preso no jogo, depois de ver meus exércitos não conseguirem bloquear o oponente... e isso me fazia querer construir uma proteção melhor, de modo a conseguir passar de fase, concluir o jogo, passar as fases... e assim nem vi o tempo passando!

Tá, falei bem um monte do jogo. Existe algum ponto ruim? Sim... a música e os efeitos sonoros! Você tem duas opções: ou sucumbe à repetição de músicas de 10 segundos e efeitos sonoros ultra-repetitivos, ou você desliga o som. Pois, mesmo no volume mínimo, depois de um tempo fica irritante @_@;

Ainda preciso postar meus vícios anteriores, e os meus estudos também... preciso dedicar mais tempo a esse blog :P

HD Externo, Músicas e MediaMonkey

Depois de algum tempo usando o HD externo apenas para backup, comecei a usá-lo mais frequentemente. Aos poucos, estou copiando as músicas que estavam separadas em um monte de DVDs, perdidos por aí, e fazendo um trabalho que eu sempre quis fazer: organizar os ID3s, as capas dos álbuns, dar um rating pras músicas, remover duplicatas e completar os álbuns.

O programa que eu tenho usado para isso chama-se "MediaMonkey". Para os usuários de primeira viagem, ele apresenta uma interface um pouco lotada, porém a quantidade de recursos que ele oferece facilita bastante a vida de quem quer organizar os seus MP3s, além de servir como player.

A interface do MediaMonkey com o Skin VitreousBlue.

Um ponto bom do programa é que ele aceita a lista grande de plugins já existentes para o Winamp. Foi o que salvou minha vida, porque eu não consigo viver sem o "Enhancer", que melhora e muito a equalização das músicas. (algo tipo sair de uma rádio AM para um CD de áudio cristalino :D) Ah, dá pra baixar mais Skins para o programa também.

A única coisa que me faz falta, ainda, é ter como tocar essas músicas todas organizadas, sem o uso do PC. Talvez mais pra frente eu arranje algo similar a um iPod. Mas por enquanto, carregar o HD externo pra lá e pra cá tem sido melhor do que carregar um monte de DVDs!