Estudo de 3D e Formas - T2R

Um cuboctaedro! Lembrança das aulas de Educação Artística?

Férias é um bom período para estudar coisas que acabam ficando engavetadas. Como sempre tenho ideias para vários projetos diferentes ao mesmo tempo, acabo nunca tendo tempo para focar o suficiente em um assunto só. A diferença agora é que tenho mais tempo pra focar em todos os assuntos :P

Um dos projetos meus que tem se arrastado por mais tempo é um jogo rítmico, que já passou por várias iterações gráficas. De um conceito inicial parecido com Beatmania, depois por algo parecido com Guitar Hero / Rock Band, resolvi criar um conceito diferente. E nessa última iteração, tive umas idéias um pouco tridimensionais para o jogo. Só que meu conhecimento em gráficos 3D nunca foi bom o suficiente - confesso que não me dei muito bem nas aulas de CG...

Uma estrela a partir de um cuboctaedro!

Hoje resolvi tirar parte desse atraso. Estudando na Net, consegui desenvolver uma aplicação usando HTML5 e Javascript para renderizar formas 3D e rotacioná-las. O resultado pode ser visto na imagem acima, onde capturei vários ângulos de uma figura que imaginei usar no T2R.

De onde cheguei nessa forma? Na verdade, devo muito à minha namorada, por ela ter encontrado o poliedro que eu estava abstraindo... eu queria uma estrela de 6 pontas, mas para isso estava buscando um poliedro regular (o que esse cuboctaedro não é, mas serve perfeitamente para o propósito).

Pra que essa estrela? A idéia nova visual para o T2R são "feixes" que vem de várias direções do espaço, fazendo curvas em 3 dimensões, em direção ao "receptor" rítmico, que no caso seria essa estrela. Por que 6 pontas? Porque corresponderia a 6 botões do PSP. Não poderia ser uma estrela de um cubo? Não, pois os ângulos entre as pontas das estrelas, quando planificados em 2D, deveriam formar um triângulo equilátero.

Um outro modo de jogo usaria uma ou duas estrelas de 6 pontas, onde 4 dessas pontas formariam, planificadas, um quadrado.

Talvez mais tarde eu publique em algum lugar o código fonte que permite renderizar essas formas 3D :) Foi bastante útil para mim :)

Aí você pode estar se perguntando: todo esse trabalho pra fazer o conceito de um jogo rítmico? Pois é! Só pra vocês terem noção do nível de insanidade do ser que vos fala... :P

Queria estar de férias permanentes. Quem sabe assim um dia eu conseguiria terminar algum de meus projetos? :P

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